Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Notícias

Jan.
28

2020

A importante fase da adaptação escolar na Educação Infantil

O primeiro dia de aula é esperado com entusiasmo pelos alunos, famílias e educadores. Na Educação Infantil, essa data coincide com um período marcante: a adaptação escolar nos anos iniciais da primeira infância.

Essa fase deve acontecer gradativamente, respeitando o ritmo de cada criança e conquistando a confiança do aluno. Para promover esse espaço de acolhimento e de segurança emocional, os estudantes do Maternal I possuem uma rotina personalizada.

A presença dos familiares é fundamental nessa fase de adaptação, pois oferece mais segurança para a criança e auxilia o professor a compreender melhor o estudante. As educadoras Carla, Verônica, Ana Carla e Elandia promovem dinâmicas de integração em que cada um se apresenta. Após o primeiro momento, os educandos trocam a sala de aula pelo tão esperado parquinho, reconhecem o espaço e brincam acompanhados dos pais. O recreio é finalizado com o lanche na sala de aula.

Outra novidade na semana de adaptação é o horário reduzido. Nos primeiros dias, as crianças permanecem apenas por três horas na escola, e, gradativamente, familiarizam-se com os novos horários, encontrando um equilíbrio com os costumes pessoais e a rotina escolar.

A adaptação escolar é uma fase importante, pois é criada uma relação produtiva de confiança e respeito entre a escola e as famílias.