Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Notícias

Jun.
19

2018

“Conexão com a realidade” foi o tema do II Sarau Literário

No dia 14 de junho os alunos do 7º C apresentaram breves dramatizações elaboradas a partir de contos de sua autoria acerca de temas atuais. As apresentações foram seguidas de comentários e propostas de soluções para situações que suscitam a arte de conviver e atitudes cristãs ante os problemas sociais.


A atividade proporcionou não só o desenvolvimento, na prática, de habilidades de produção escrita e oral de sequências textuais trabalhadas em Língua Portuguesa (narração, descrição e argumentação), mas também destacou a arte de conviver, tema da Agenda Escolar Concepcionista 2018.


À abertura do evento, a Coordenadora da Pastoral, Lenir, levou os alunos a refletirem acerca da gratidão e destacou o compromisso de cada aluno concepcionista em ser um cidadão de PAZ, que não julga o outro pela aparência e que busca minimizar situações de conflito. A coordenadora do Ensino Fundamental II, Cíntia Faro, enfatizou a ação dos benefícios gerados pela leitura na formação de um aluno sonhador, mas ao mesmo tempo crítico e destacou, ainda, a união entre os alunos para um bom desempenho de trabalhos em grupo.


O Sarau foi repleto de reflexões. Um dos contos trabalhou o tema combate às drogas e o grupo, além de combater o consumo de substâncias ilícitas, chamou a atenção para os efeitos desse problema na estrutura emocional das famílias. Os contos que trabalharam a situação da criança de rua e dos sem-teto das zonas urbanas destacaram a importância de ações da sociedade civil, da caridade material e espiritual para com os semelhantes e sensibilizaram a plateia trabalhando a ideia de empatia. Por sua vez, o grupo que trabalhou o tema corrupção, enfatizou a importância do voto e de ações populares para combater políticos corruptos, e demonstrou, também, que todos podem se conscientizar de seu papel transformador.


Parabéns aos alunos!


REDES SOCIAIS