Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Notícias

Aug.
22

2018

Aprendendo e vivenciando a Revolução Industrial.

A Revolução Industrial não é algo que aconteceu em um tempo remoto, é um processo inacabado, ainda em desenvolvimento, que modifica e acarreta transformações sociais, econômicas, políticas e culturais. A industrialização é uma profunda mudança de paradigma em andamento.

No caso da Revolução Industrial, o aspecto revolucionário está no fato de a indústria ter mecanizado a produção de bens de consumo, substituindo a produção manufaturada por uma nova forma de produção complexa que implicou na aceleração da produção em larga escala.

Com o desenvolvimento industrial, as paisagens urbanas foram se transformando radicalmente e surgiram novas tecnologias nos setores comunicação, dos transportes e de produção de mercadorias. Nesse sentido, a Revolução Industrial estimulou o desenvolvimento técnico-cientifico da humanidade, além de transformar a mentalidade da sociedade global.

Hoje em dia, com o desenvolvimento da automação, estamos vivendo uma nova transformação no modelo de produção de mercadorias de consumo. Para que nossos alunos compreendam como o processo industrial interfere diretamente em suas vidas, os professores Gustavo (História), Uil (Geografia) e Luciana (Ciências) acompanharam, entre os meses de junho e julho, os alunos dos oitavos anos do Colégio Madre Carmen Salles em visitas pedagógicas à fábrica da Coca-Cola (Brasal). A atividade visava a facilitar o entendimento dos alunos sobre as características e as especificidades da produção industrial, bem como auxiliá-los na interpretação sobre como a Revolução se apresenta nos dias atuais. Os alunos conheceram o modelo de automação tecnológica, o cotidiano dos trabalhadores e até alguns princípios de sustentabilidade que a fábrica de refrigerantes Brasal adotou para reduzir os resíduos líquidos e sólidos e diminuir seu impacto sobre o meio ambiente. Enfim, os educandos puderam identificar no presente a permanência do processo de produção industrial e assim iluminar o passado de nossa história contemporânea.


REDES SOCIAIS