Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Notícias

Apr.
04

2019

Alunos encenam momentos da Semana Santa na Acolhida

A Semana Santa é um período para vivenciar os mistérios da vida de Cristo e os da própria vida humana, sendo marcada pelo Domingo de Ramos, a cerimônia de Lava Pés, a Sexta-Feira da Paixão, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.

De acordo com o calendário litúrgico, a Semana Santa inicia-se no dia 19 de abril com a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento - evento em que Ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus. Esse dia é conhecido como Domingo de Ramos e é celebrado sete dias antes do Domingo de Páscoa.

Para representar a importância desse período, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I realizaram, na Acolhida, a Procissão de Ramos e o rito do Lava-Pés.

As crianças encenaram a Entrada de Jesus em Jerusalém e utilizaram as tradicionais folhas de ramos para marcar essa passagem. Em seguida, a Irmã Lúcia aspergiu os ramos e os alunos com água benta.

Na segunda parte da Acolhida, a Coordenadora de Pastoral, Luciana, explicou o significado da cerimônia de Lava Pés, que é uma imitação do gesto realizado por Cristo ao lavar os pés dos Apóstolos, e a verdadeira expressão do doar-se a si mesmo.

Para realizar o rito, os pais foram convidados para lavarem os pés dos filhos em um gesto de serviço e de amor fraterno.

A apresentação foi conduzida pela Coordenadora de Pastoral e pelas educadoras Karla e Ana Bárbara, no turno matutino, e Geovana e Valéria, no turno vespertino.


REDES SOCIAIS