INÍCIO OFICINA DE ARTE, CULTURA E SOCIEDADE MATEMÁTICA FINANCEIRA PLATINUM

 

Oficina de Arte, Cultura e Sociedade

A área de Ciências Humanas tem como base as ideias de justiça, solidariedade e livre-arbítrio, essa proposta tem como fundamento a compreensão e o reconhecimento das diferenças, o respeito aos direitos humanos e à interculturalidade e o combate aos preconceitos. Nesse sentido, as Ciências Humanas têm o objetivo, neste projeto, de desenvolver a capacidade dos estudantes de estabelecerem diálogos entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos de diversas nacionalidades, saberes e culturas. Para tanto, propõe-se o trabalho e desenvolvimento de habilidades, para que os estudantes possam ter o domínio de conceitos e metodologias próprios dessa área.

Já as Artes Cênicas exercem fundamental papel na concepção de expor a cultura de um povo, um lugar, um momento, reproduzir acontecimentos e apresentar soluções e/ou questionamentos. Sua prática está associada a um amplo entendimento do material a ser apresentado e como isso será feito, assumindo a responsabilidade de um interlocutor que vivencia uma determinada situação a um público.

As Artes Visuais também constituem papel fundamental para a formação de um cidadão crítico, criativo e expressivo. Este exercício acontecerá por meio de atividades colaborativas que se organizem com base na estrutura do projeto apresentado e no ritmo dos estudantes, favorecendo o seu protagonismo, conforme a proposta dessa oficina. Para tal, a articulação com as Ciências Humanas torna-se indispensável.

 

Matemática Financeira

A Matemática Financeira encontra-se em nosso cotidiano quer seja quando fazemos o financiamento de um automóvel, um imóvel, um empréstimo ou até mesmo em situações básicas do nosso dia a dia, como por exemplo passar o troco de uma venda ou conferir o seu próprio. No que diz respeito aos exemplos de aplicações financeiras, são movimentadas sob o efeito de juros. Buscando contribuir para melhoria no ensino e aprendizagem de Matemática Financeira, foram desenvolvidas atividades dentro deste itinerário que contribuíssem para a contextualização dos números com a realidade do aluno.

Para atingir tal objetivo, foram propostos exemplos atuais e relacionados ao nosso dia a dia, e induzimos questões, por exemplo, de quando compramos um produto a prazo. Quanto é cobrado de juros se efetuarmos a compra a prazo? E, nessa mesma compra, quanto estaríamos economizando ao pagarmos à vista?

Este itinerário propõe a ampliação e o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas ao longo da escolarização, voltadas para o uso das tecnologias e da organização financeira de forma a beneficiar a vida privada e coletiva do indivíduo, no caso, o estudante Carmen Sallés.

 

Platinum – Ciências da Natureza e Matemática

O itinerário Platinum visa à preparação diferenciada de estudantes do Ensino Médio que almejam o aprofundamento de conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática. Tem como público-alvo estudantes aspirantes a carreiras científico-tecnológicas, de cursos de alta concorrência ou, ainda, os entusiastas de assuntos relativos à ciência e seus saberes. A promoção de cidadãos sociais mais conscientes e autônomos no mundo globalizado, no qual a ciência e suas tecnologias são indissociáveis do convívio humano, é uma das metas para o itinerário, o qual é anual – subdividido em duas etapas semestrais.